3F é Frio, Fraco e Fedorento! E 3M? (Tarcísio Matos)

Sujeito espirituoso, Estevam Emygdio sempre foi cheio de repentes, dessas coisas engraçadas que só cearense tem. Legou a verve moleque ao rebento Marcos, filósofo que busca na fulerage cabeça-chata a argamassa do pensamento mais aristotelicamente não-sei-quê.

Pra seus amigos, Sr. Emygdio (um dos “Homens de Branco” da Fortaleza da década de 40) escolhia os que lhe eram afins. Um desses invocados era o velho Frota Melo (“O homem dos facões”), pai do “homem do Marketing”, Ricardo Mello, hoje dando um grau nos EUA.

Estavam os dois na Praia de Iracema, no bar da Dona Raimunda. De frente pro mar belíssimo da Vila Morena formosa, jogando conversa fora. Cansados de tomar água de pote, pedem dois cafezinhos. Logo a quitandeira chega com o pedido.

Negra gorda, despachada, era mulher de pouca ou quase nenhuma leitura. Pra falar a verdade, não fazia um “O” com uma quenga. “Analfa de pai e beta de mãe”, no dizer de Osmilton Paraíba. Vez ou outra se saía com tiradas geniais, enfezada que sempre foi.

Tomam os cafezinhos pedidos há pouco com alguma dificuldade, os amigos. Horrorizados com os cafezinhos. Estevam Emygdio paga a conta. Na saída do estabelecimento, Frota Melo olha pra trás, dirige-se sincero à morenona, sem intenção de machucar.

– Dona Raimunda, seu café tava 3F!

– Três o quê, rapaz? – perguntou cismada.

– 3F: Frio, Fraco e Fedorento!

Esfregando as mãos no vestido estampado, cheirando a sovaco, Raimunda responde na bucha, direcionando a resposta ao que dissera Frota Melo.

– Pois fique sabendo que o senhor é um elemento 3M!

– 3M? Diabeisso? – interrogam em uníssono os fregueses.

– Corno, Fí duma égua e Cabra sem vergonha!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: